Notícias

| Fri Sep 06 22:11:00 CEST 2019 |

Presidente Jair Bolsonaro afirma que a mineração é estratégica para o Brasil

Fonte: CPRM

O Presidente Jair Bolsonaro no Ministério de Minas e Energia ao lado dos ministro Bento Albuquerque e Marcos Pontes

O Presidente Jair Bolsonaro no Ministério de Minas e Energia ao lado dos ministro Bento Albuquerque e Marcos Pontes

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou que pretende estimular a atração de investimentos no setor mineral. A declaração do presidente foi dada durante encontro na quinta-feira (5/6), com lideranças da cadeia produtiva do nióbio, que participavam de um seminário na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para debater o panorama, aplicações e a indústria brasileira de nióbio.

Representantes do Governo Federal ao lado do Presidente Jair Bolsonaro no seminário sobre o Nióbio

Representantes do Governo Federal ao lado do Presidente Jair Bolsonaro no seminário sobre o Nióbio

Bolsonaro disse que o governo federal considera a mineração estratégica para o interesse nacional e tem papel reservado no planejamento que o governo está fazendo para retomar o crescimento econômico. “Durante os últimos 5 anos falei muito em nióbio e em grafeno. Só o grafeno vai movimentar US$ 1 trilhão nos próximos 10 anos na economia mundial”.

O Presidente também defendeu que o Brasil não seja apenas mero exportador de commodities. “Temos que agregar valor e para isso precisamos desenvolver tecnologia. Então vocês (mineradores) são importantes, é uma riqueza que está embaixo da terra”, disse.

Durante o seminário foi abordado o processo atual da cadeia produtiva do nióbio e também as perspectivas para o futuro, sua importância para o desenvolvimento tecnológico nacional, bem como usos e aplicações. Temas relacionados ao potencial dos recursos desse minério, a produção, perspectivas de mercado e desafios para novas aplicações do metal em produtos de tecnologia avançada, com agregação de valor, também levados a debate por especialistas e técnicos do setor e por empresas produtoras no Brasil. Os especialistas apresentaram o cenário atual do nióbio no Brasil e no mundo.

Nióbio - metal usado para deixar o aço ainda mais forte e resistente. O Brasil responde por cerca de 90% da produção mundial desse minério, demandado para o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicações na medicina, transporte, engenharia e indústrias nuclear e espacial.

Warley Pereira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Setor Bancário Norte - Quadra 02, 5º andar, Sala 502/D
Edifício Central Brasília
Brasília - DF - CEP: 70040-904
Fone: (61) 2108-8400