Voltar para o início

BNDES (Coordenador Nacional)

DADOS INSTITUCIONAIS

 

Nome da instituição: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Departamento ao qual a unidade de informação é vinculado: Departamento de Avaliação, Inovação e Conhecimento
Nome da unidade de informação: Centro de Pesquisa de Informações e Dados (Coped)
Nome do responsável pela unidade de informação: Gisele Costa / Margareth Ramos do Carmo Freitas
Cargo: Gerente / Coordenadora

 

DADOS GERAIS

Endereço: Avenida do Chile, 100 - 1º andar
Bairro: Centro                               Cidade: Rio de Janeiro
CEP: 20031-917
Telefone de Contato:  (21) 2172-8565
E-mail de contato: coped@bndes.gov.br
Site: https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/

 

HISTÓRICO

O COPED resultou da fusão da Biblioteca com o CIDE – Centro de Informação e Documentação Econômica, que possuíam acervos e tratamento da informação distintos. A Biblioteca seguia a linha tradicional e o CIDE priorizava a informação, recorrendo principalmente a estudos setoriais, papers e dados obtidos nas fontes primárias, além de adotar um sistema de arquivamento e classificação mais dinâmicos.

A fusão ocorreu na ocasião da junção dos vários escritórios do BNDES no Rio de Janeiro, Edifício Sede do Rio de Janeiro (Edserj), quando os dois acervos e parte dos profissionais do CIDE foram incorporados à Biblioteca, a qual manteve essa denominação até o início dos anos 90, quando novo grupo foi formado, dando um caráter multidisciplinar com o objetivo de oferecer novos serviços e otimizar os já existentes.

A partir de então, o COPED desenvolveu um sistema próprio de informatização do acervo, sendo pioneiro no Rio de Janeiro a automatizar a biblioteca, adquiriu bancos de dados, desenvolveu um Boletim Bibliográfico impresso, que evoluiu para a edição eletrônica, implantou um clipping temático e criou o atendimento dirigido de pesquisa e acompanhamento setorial.

Hoje, o COPED conta com um acervo composto por materiais impressos e eletrônicos e bases de dados, faz circulação de periódicos e aquisição de publicações para todo o Banco, além de ser uma das referências internas para consulta e desenvolvimento dos processos de compartilhamento de informações e de conhecimento.

Ao longo dos anos o COPED vem mudando o seu perfil de guarda do conhecimento existente para o de facilitador do acesso ao conhecimento, seja ele produzido dentro ou fora da instituição, para que possa ser compartilhado e transformado em um novo conhecimento útil para o desenvolvimento da instituição através de seus colaboradores.